top of page

Métodos Híbridos de Gerenciamento para Implementação de Softwares de Prateleira Complexos

Quais as vantagens dos métodos híbridos de gerenciamento na implantação de soluções prontas de software, os "Softwares de Prateleiras"?


Existem muitas vantagens em adquirir uma solução de software pronta para um determinado negócio e elas geralmente passam pela agilidade, velocidade de implementação, confiabilidade, entre outras.


O processo de implantação de soluções mais complexas, porém, tem seus percalços e é função do gerente de projetos, garantir que eles não impactem no sucesso do resultado final da solução.

Para isso, existem diferentes formas de abordar um projeto deste porte de forma a atender as necessidades específicas de cada cliente e de cada solução.

Uma análise minuciosa desses fatores contribui para a tomada de decisão de qual a metodologia a seguir nesse caminho, impactando principalmente o escopo, o custo e o tempo de projeto.

A metodologia tradicional de gerenciamento de projetos, chamada de cascata ou "Waterfall", é predominante em desenvolvimento de softwares onde o escopo e os prazos estão bem definidos.

Para softwares de prateleira, essa metodologia é muito utilizada, pois é conhece-se muito bem o resultado final da solução e existem muitos exemplos de implementações anteriores, que servem de parâmetros para estimar prazos de maneira mais precisa.


Contanto, conforme a complexidade e os recursos oferecidos pela solução aumentam, a variedade de parametrizações e customizações da solução se tornam um desafio para a metodologia tradicional, já que nem o escopo nem o prazo podem ser facilmente definidos.

Por outro lado a adoção de uma abordagem totalmente Ágil, onde o tempo de implementação e o escopo podem ter uma variação significativa, pode conflitar com a decisão da aquisição de uma solução "pronta", já que implica em manter um orçamento e prazo flexíveis, o que é mais compatível com o desenvolvimento de uma solução "caseira".


ree
Metodologias

A proposta de utilizar um "mix" das metodologias, é relativamente nova e chamada de "Híbrida".

Apesar de podermos estender longamente a análise da utilização das ferramentas de cada uma das metodologias na composição da estrutura híbrida, para este artigo vamos concentrar na etapa de planejamento do projeto, que é a que mais tem impacto nesse modelo híbrido proposto.

A ideia de separar os ciclos de entregas de funcionalidades faz com que o planejamento de cada release seja muito importante. É nessa área que as ferramentas ágeis são mais efetivas.

A intenção deste artigo não foi nos aprofundar em cada ferramenta disponível de cada metodologia, e sim mostrar que existem várias possibilidades a serem exploradas dentro de um projeto híbrido.

Entre as principais ferramentas ágeis da fase de planejamento podemos citar o uso de Backlogs, Release Planning, Kanban, Sprints, Run Charts, entre outras.


ree
Exemplo de Ciclo Híbrido

A imagem acima mostra uma visão geral do ciclo do projeto de implantação destacando o impacto do planejamento nos ciclos de execução e entregas de funcionalidades da solução.

A utilização de algumas dessas ferramentas ágeis em pontos estratégicos do processo waterfall pode garantir um melhor atendimento dos requerimentos de funcionalidades e manter o cronograma sob controle.


A Ideal Business tem como meta atender a necessidade do cliente da melhor forma possível e, portanto, utiliza-se de uma análise criteriosa de vários fatores para tomar a decisão de qual metodologia utilizar em cada projeto.


Em futuros artigos abordaremos detalhes de algumas das ferramentas de gerenciamento aplicadas à soluções de áreas específicas.


Até lá !!!


2 comentários


Ricardo Ávila
22 de mar. de 2022

Boa reflexão Sergio! Pensando em uma implantação de software de prateleira, normalmente o resultado final é mais previsível em relação a software "sob demanda". Acredito que o grande desafio é adequar os processos e a cultura da empresa para explorar o máximo potencial da ferramenta. A respeito do modelo híbrido, de fato, vale uma análise adequada a fim de avaliar os benefícios x desafios, alinhados com o objetivo final do projeto.

Curtir
Sergio Tonello
Sergio Tonello
23 de mar. de 2022
Respondendo a

Isso mesmo Ricardo.

Excelente ponto sobre a cultura da empresa nesse processo.

Obrigado pelo feedback.

Curtir
bottom of page